Livros
Abaixo estão os livros que publiquei como autor ou editor. Ao clicar nas imagens é possível obter mais informações sobre eles.
The Economics of John Maynard Keynes
Reconhecido como o maior economista do século 20, o interesse em John Maynard Keynes tem crescido desde a crise financeira de 2008. Keynes sempre argumentou que o mercado livre é incapaz de organizar a atividade econômica e, então, a ação do Estado é crucial para fazer o capitalismo funcionar bem. Não bastasse a crise de 2008, a pandemia de covid-19 deixou claro que as ideias de Keynes são mais atuais do que nunca.
Este livro é uma introdução acessível ao pensamento de Keynes. Ele é dedicado aos leitores interessados na história e no desenvolvimento da sua teoria. Sua linguagem é acessível bem como o livro foi pensado para ser uma espécie de ‘manual de bolso’, com não mais do que 156 páginas.
Por ora o livro só está disponível na versão e-book. Em abril de 2023 ele será lançado em versão impressa. Logo sairá a versão em português.
Ano de publicação: 2023
Editora Routledge
Selic: o mercado brasileiro de dívida pública
Com a instituição do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC) em 1979, criou-se no Brasil o mercado de dívida pública, em que se realizam as operações de mercado aberto da política monetária bem como os financiamentos de déficits e administração de dívida do Tesouro Nacional. Ou seja, no SELIC se fazem as políticas monetária e fiscal do país. Este livro apresenta de maneira sistematizada o mercado SELIC desde sua origem até seu funcionamento atual. Ele serve ao leitor que busca conhecimentos na área de Economia e Finanças, ao público acadêmico especializado em economia (pesquisadores, economistas, alunos de graduação e de pós-graduação), e ao público em geral que se interessa por economia brasileira.
Escrito com Larissa Naves de Deus (UFPR).
Ano de publicação: 2021
Editora Alínea
O Brasil pós-recessão: das origens da crise às perspectivas e desafios futuros
O Brasil pós-recessão: das origens da crise às perspectivas e desafios futuros” traz uma série de interpretações sobre o Brasil nos anos 2010. Tida como a terceira década perdida do país nos últimos 40 anos, o período 2010-2019 foi palco de três eleições presidenciais, um impeachment, das manifestações de junho de 2013, da eleição da extrema direita em 2018, da recessão de 2015-2016, da estagnação econômica de 2017-2020 e do desemprego recorde pós-2016. A década foi, mais do que nunca, uma soma de subperíodos bem diferentes. Por isso este livro é tão plural. Nele há capítulos que apontam a política econômica da presidenta Dilma Rousseff como principal causa da crise, mas outros consideram o setor externo sua origem. Dentre as perspectivas e desafios futuros estão a marcha lenta da infraestrutura brasileira, o acirramento da financeirização após a crise de 2008, as políticas de austeridade fiscal, as várias dimensões do desmonte do Estado brasileiro, entre outros. Com todos estes desafios, a economia brasileira encontra-se especialmente frágil para enfrentar a crise da pandemia do COVID-19. Assim, para se entender o Brasil neste tumultuado início dos anos 2020, este livro é peça-chave
Organizado com Daniela Prates (Unicamp e UNCTAD).
Ano de publicação: 2020
Editora Alínea
Keynes - Ensaios sobre os 80 anos da Teoria Geral
John Maynard Keynes (1883-1946) foi um economista britânico, cujas ideias mudaram fundamentalmente a teoria e a política econômica articulada pelos policymakers em diversos governos, não somente no século passado, mas, recentemente, após a crise financeira internacional de 2007-2008. Na década de 1930, Keynes revolucionou o pensamento econômico com as publicações de A Treatise on Money, 1930, e, principalmente, The General Theory of Employment, Interest and Money (GT), 1936. Em 2016, completam-se setenta anos da morte de Keynes e oitenta da publicação da GT. Assim, este livro, a partir de ensaios escritos por economistas nacionais e estrangeiros, visa, por um lado, apresentar a atualidade e importância das ideias de Keynes, e, por outro lado, mostrar os desdobramentos do pensamento keynesiano.
Organizado com Fernando Ferrari Filho (UFRGS)
Ano de publicação: 2016
Editora Tomo Editorial



